Dra Laura Bervian Médica 3 min leitura

Conhecendo a Epigenética para Cuidar de sua Saúde

Conhecendo a Epigenética para Cuidar de sua Saúde

Você já ouviu falar em epigenética? Esse termo tem tudo a ver com o modo como vivemos e cuidamos de nossa saúde. A epigenética estuda como os fatores externos, como ambiente e comportamento, influenciam nossos genes. Embora não possamos alterar o nosso código genético herdado de nossos pais, podemos “ligar ou desligar” certos genes a depender dos estímulos que nosso corpo recebe.

Fatores genéticos são importantes sim e podem predispor a determinadas doenças, mas estão longe de ser únicos responsáveis. O ambiente em que vivemos, a alimentação, os exercícios físicos, nossas emoções e até mesmo as relações interpessoais e experiências traumáticas têm o poder de modificar a expressão dos nossos genes. Esses fatores podem influenciar o desenvolvimento de doenças e impactar nossa qualidade de vida e mortalidade.


Como a Epigenética Funciona?

De forma simplificada, os mecanismos epigenéticos regulam a expressão dos genes, ou seja, fazem o gene ser “silenciado” ou “escutado”. Tais mecanismos incluem:

  1. Metilação do DNA
  2. Modificação das Histonas
  3. Regulação do RNA

Essas mudanças não alteram o código genético em si, que se mantém o mesmo.

Uma importante descoberta é que herdamos de nossos pais o código genético e os mecanismos epigenéticos; isso significa que nossas experiências e escolhas de vida hoje podem deixar um legado biológico para as futuras gerações. O período mais sensível para a alteração dos mecanismos epigenéticos é da concepção aos 2 anos de vida, se estendendo principalmente até os 7 anos. É possível alterar após esse período, mas a tendência é que se necessite de mais esforços e estímulos — nunca é tarde, mas quanto mais cedo melhor! :)


Genética Não é Destino

A epigenética nos mostra que nossos genes não determinam tudo, e que muito está em nosso alcance. Mais de 80% das doenças crônicas não transmissíveis — aquelas que mais matam no mundo — estão relacionadas ao estilo de vida, e não apenas à herança genética. Isso significa que o que comemos, o quanto nos movemos e como lidamos com o estresse, por exemplo, são extremamente importantes para nossa saúde. Não podemos mudar nossos genes, mas podemos mudar alguns dos fatores que neles atuam.

Nossas células estão conectadas ao ambiente e respondem aos estímulos externos. Então surge a importante pergunta:

Que tipo de estímulos seu organismo tem recebido?


Medicina do Estilo de Vida e Epigenética

É aqui que pode entrar a Medicina do Estilo de Vida. Com ela estudamos os pilares que formam a saúde (alimentação, movimento, sono, conexões, manejo de estresse, e controle de tóxicos), e como aplicá-los de forma acessível e prática em sua rotina diária.

Através da ciência da mudança de comportamento, podemos contribuir com o processo de mudanças reais e positivas na saúde, utilizando os conhecimentos da epigenética ao moldar a maneira como nossos genes se expressam para viver melhor e mais plenamente.


Me conta, fez sentido para você? Adoraria ouvir sua opinião e continuar essa conversa!


Um acompanhamento médico com um profissional que compreenda esses mecanismos de forma integral pode te auxiliar a construir um estado de mais saúde e bem-estar, com orientações individualizadas relacionadas ao estilo de vida, plantas medicinais/fitoterápicos, suplementos, ou medicações. Caso desejar mais informações sobre a Consulta Médica entre em contato clicando nesse link.

Dra Laura Bervian Médica
CRMSC 30368

Compartilhar:
31 visualizações 0 comentário

Posts recentes